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Novo bafômetro detecta embriaguez sem que o motorista precise assoprar

Um novo aliado para a luta contra a mistura entre álcool e direção pode ser o etilômetro passivo. O aparelho funciona assim: o agente de trânsito se aproxima do carro e coloca o aparelho a uma distância de 20 a 30 centímetros do motorista, que não precisa soprar, e o equipamento consegue captar a presença de álcool no ar. Se acender a luz verde é porque não há álcool no ambiente. A luz amarela indica que pode haver álcool. E a vermelha aponta que o motorista bebeu.


Trânsito sem celular. Atenda a esse chamado!

De acordo com dados divulgados pelo portal do PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, desde outubro de 2010, o Brasil tem mais celulares do que pessoas. Hoje em dia, para cada 100 habitantes no país, há aproximadamente 135 celulares, e esses números trazem consequências para várias áreas, inclusive para o trânsito.


Você conhece bem o seu caminhão?

Saber identificar os sinais de que seu caminhão precisa de manutenção pode ser fundamental para evitar um desgaste excessivo do veículo, bem como um acidente de trânsito. Ainda que o motorista tenha conhecimentos mecânicos, há reparos que somente um profissional pode fazer com segurança. Veja a seguir alguns itens que devem ser observados com frequência:


Motociclista: você usa os freios corretamente?

No primeiro semestre de 2013, o Seguro DPVAT registrou um aumento de 38% no número de indenizações pagas na comparação com o mesmo período do ano anterior. Infelizmente, as motocicletas continuam na liderança das estatísticas do Seguro DPVAT. Os acidentes envolvendo o veículo de duas rodas representaram 72% de todas as indenizações pagas pela Seguradora Líder DPVAT no semestre.


Estudo aponta que 67% dos motociclistas acidentados não frequentou a motoescola

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas de São Paulo divulgou, em agosto, uma pesquisa que mostra o perfil das vítimas de acidentes de moto na capital. O estudo aponta que entre as 326 vítimas analisadas no período entre fevereiro e maio deste ano, 67% não frequentaram a motoescola.


Simuladores de veículos serão obrigatórios nos Centros de Formação de Condutores

De acordo com a Resolução 444 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do país deverão contar com simuladores veiculares até o dia 31 de dezembro deste ano. A ideia é que a tela replique situações reais do trânsito para que o condutor aprenda a lidar com elas, sem que a sua segurança seja colocada em risco.


Blitz da Lei Seca terá policial à paisana para flagrar motoristas bêbados

No primeiro semestre de 2013, foram contabilizados 170 acidentes com óbitos, com um total de 185 vítimas fatais em Brasília. Os números são os menores dos últimos 10 anos, mas ainda são considerados altos pelas autoridades de trânsito.


Lei Seca – Há cinco anos em favor da vida

Desde junho de 2008 a Lei 11.705/08, popularmente conhecida como Lei Seca, vem contribuindo para a queda da violência no trânsito. Logo em seus primeiros meses, a norma mostrou resultados efetivos, reduzindo os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil. Recentemente, em janeiro deste ano, entrou em vigor a Nova Lei Seca. Desde então, além do condutor que for pego alcoolizado, aquele que misturar medicamentos e direção também será punido.


Viva-voz no carro é mais perigoso do que falar ao celular?

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade de Utah, encomendado pela American Automobile Association (AAA), sistemas de interatividade para carros, mais conhecidos como “hands free” ou “mãos livres”, podem ser mais perigosos do que falar ao celular enquanto dirige. Estes recursos consistem em botões mais acessíveis e comandos em viva-voz para telefonar e mandar mensagens de dentro do carro, entre outras atividades.


Transporte clandestino: não embarque nessa!

Uma das opções para quem quer viajar, seja durante as férias ou não, é o ônibus. Mas, infelizmente, é muito comum que as pessoas recorram a transportes clandestinos, buscando apenas passagens mais baratas, sem levar em conta os riscos que estão correndo.  O resultado disso é percebido nas estatísticas: nas estradas, a maioria dos acidentes envolve transporte clandestino, já que esse tipo de transporte não segue as regras de segurança cobradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e não passa por inspeções periódicas.


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